Mulheres Notáveis

Día Internacional dasMulheres

Quando houvimos a palavra “Notável” temos a sensação de grandeza, de sucesso, de excelência, de intelectuo, de brilho. Ideias que nos veem a mente como brotam as sensaçoes mais naturais. E é isso mesmo. Só se sobressai quem faz da vida um elo profundo e contínuo com os valores humanos, com a construção de um mundo melhor, com a cidadania, com questoes sociais e, mais importante, quem faz do ato de viver um compromisso consigo mesmo e com a realidade que o cerca.

Mas, hoje os meus olhos estão voltados para a Mulher. Trabalho, convivência, afeto, ternura e cultura são elos fortes que constituem a alma feminina, ela mesma em sua conotação mais profunda. Fazer-se notar nesse contexto é da maior importância. É fato que evidencia o espírito participativo, a força de personalidade, o desejo de construir e vencer.

E as mulheres têm a sua história... Um história escrita no silêncio, na lágrima, nas praças e territórios antes impossíveis. Uma história na submissão que vai dar, nas naves espaciais. Uma história que constrói o dia-a-dia, a vida presente. Mulheres que trabalham, que definem metas e objetivos que realizam com força do braço e pensamento. Mulheres interpretes que sabem traduzir com maestría a difícil tarefa e arte de viver e construir em verso, em luz e suor a alma lírica que o tempo tantas vezes sufoca. Batalhadoras e corajosas: São assim as “Mulheres Notáveis.”

Operarias, profissionais liberais, educadoras, chefes de família, de ponta a ponta, as mulheres participam da vida e da história. Este é um enredo singular que vem atravessando seculos -tempos de submissão, de desigualdade, de luta por direitos- tempos modernos, onde o dia-a-dia conta um rosário desafiado na paciência e na coragem. Estas Mulheres Notáveis que conquistaram seu lugar no mundo e que agora escrevem com as mãos e com alegria uma etapa de realizaçoes: etapa definitiva, esta que assistimos nos novos tempos anunciados pela a vitória. Mulheres Notáveis, mulheres ousadas.

As mulheres as quais me refiro neste artigo são todas assim, participam de um tempo que sá traz trabalho, igualdade, luta e muita esperança. Neste Brasil novo que se anuncia no Estado de Connecticut, elas são artificeis da nova realidade, cujo desenho sai de suas mãos para os olhos de quem espera o melhor. Nossa sociedade, mais feminina que a suposição faz lembrar, ó o resultado da condução paciente e emotiva dessas mulheres. Operarias, tecem com as mos, o fio da esperancça; profissionais liberais, contribuem para as decisoes mais justas; educadoras, formam geraçoes capazes de elaborar uma realidade mais humana; chefes de família, constroem no lar o esboço de uma sociedade digna e livre...

Mulheres como, Ruth Espinosa, Adelia Santa Cruz, DJ Mal, Margareth Comenale, Lilieth Furze, Mara Palmieri, Felicity Harley, Meggy Gardners, Maricarmen Salazar, Sharon Tripp, Luz Ramos e tantas outras lideres comunitarias que brigam por uma sociedade mais justa em Connecticut. Parabens por seus (nossos) maravilhosos trabalhos voluntários. Que as adversidades do dia a dia não as (nos) façam desistir!!!


Centro Cultural Brasileiro Shaheen

Estaremos iniciando as aulas de Ingles, computacao e Portugues para criancas na proxima semana. O professor de computacao sera o Vilmar e iniciaremos com 4 computadores novinhos que ele mesmo fez o pedido. As apostilas estao escritas em portugues para facilitar para aquelas pessoas que nao sabem ler ou escrever em Ingles.

As professoras de portugues para criancas serao Vera, Miriam e a Alba sera assistente. Usaremos o metodo “Positivo” com apostilas vindas do Brasil.

Quanto aos professores de Ingles, ja stamos contratando professoras qualificadas com muitos anos de experiencias. Estamos tambem analizando o material didatico que sera utilizado.

O Centro Cultural tambem ja esta oferecendo os servicos de notario publico por apenas $3,00, traducoes, xerox por 00,5, foto para passaporte brasileiro com data por $8,00, aulas de preparacao para a prova de cidadania, advogada de imigracao e conselho financeiro junto ao Webster bank (falar com a Ana Paula que fala portugues).

Venha nos fazer uma visita. Estamos no numero 1911 da Park Street, no antigo restaurante “Casa Lisboa” enfrente a padaria “La Estrella Bakery”. Telefones: (860) 233-4217 / 416-0373.

Ester Sanches-Naek
rashidhamid@snet.net

Acerca del Autor